top of page

Bem-vindo(a) a bordo, caroneiro(a)!

     Muito prazer! Meu nome é Guilherme Toledo. Sou artista, produtor cultural e consultor de relacionamento e de soluções pedagógicas no setor educacional (e mais um tanto de coisas que a vida tem me permitido experimentar). Estou aqui pra te levar comigo numa aventura especial. Mas calma! Não precisa sair correndo para arrumar as malas. Vai ser assim...

​

    ...Vou compartilhar contigo observações, reflexões e experiências que venho colhendo durante as minhas andanças e que têm me servido de alimento. Por meio desse compartilhamento (que poderá vir traduzido em forma de texto, foto, vídeo ou outras ações), você também vai poder, “de carona”, lançar o seu próprio olhar sobre o mundo e, ao mesmo tempo, sobre você – visto que o mundo, de certa forma, não deixa de ser o nosso próprio reflexo.

​

     Todo esse plano faz parte do "Pegue Carona".

​

​

 

     

MAS O QUE É O "PEGUE CARONA"?    

 

      O Pegue Carona é um projeto que foi idealizado por mim, no final de 2006, logo que eu retornei de uma viagem a trabalho pelo sertão do Ceará, onde, durante um mês, pude conviver intimamente com a comunidade local.

     Essa vivência provisória nas terras áridas, singulares e hospitaleiras do sertão, habitadas por realidades não imaginadas por mim, ruiu os muros que me separavam do mundo, o que me motivou a querer observá-lo mais profundamente e dividir as vivências e descobertas dessa aventura com o maior número de pessoas.

     Assim, a partir desse súbito desejo e muito trabalho, concebi o projeto "Pegue Carona – pelos confins do mundo" (hoje apenas "PEGUE CARONA"), cuja execução tem sido realizada desde 2007.

​​

​

POR QUE RESOLVI CRIAR ESSE PROJETO?

 

      Ao se observar a imagem da via láctea, é impossível ver o Planeta Terra, mas sabe-se que ele é um dos elementos dessa galáxia. Com uma imagem mais aproximada, pode-se ver o Sistema Solar, e, dessa vez, a Terra já ganha corpo. Aproximando-se mais ainda, vê-se uma grande bola azul; é a Terra que surge em grande destaque. Daqui em diante já é sabido o que acontece à medida que se aproxima mais a imagem. A Terra vai descortinando um mundo, microscópico em relação ao Universo, mas que não deixa de ser parte dele. Continentes, países, cidades, fauna, flora, seres humanos.

​

      A partir dessa rápida observação é possível perceber o fato de que tudo está se relacionando, e que uma coisa é interdependente da outra. Um gigantesco organismo.

​

     Porém, nós, seres humanos, temos nos cercado por um muro ilusório, criado por um falso eu extremamente individualista, que é fruto de um pensamento manipulado por uma série de fatores. Pensamento este, que limita os nossos olhares, cerceia os nossos horizontes, a nossa liberdade.

​

     Assim, desse bloqueio da percepção da realidade, dessa “desconexão” com o todo, criamos a maior parte dos conflitos e sofrimentos. Daí a urgência de despertarmos o nosso olhar para o mundo ao nosso redor, que, como já disse anteriormente, também é o nosso próprio reflexo. E é exatamente a isso que o projeto Pegue Carona se propõe; criar espaços que promovam o exercício do olhar.

​

      Então...bora começar? ;)

bottom of page